terça-feira, julho 09, 2013

Fui furtado ....

Bom.... mais um dia chuvoso (plumbeo, diriam os mais antigos). Fazer o que tem que ser feito.

De Metrô, fui da estação Santana, para a estação Trianon/MASP com transferência na estação Paraíso. Ao chegar ao meu destino, me dei conta de que haviam surrupiado do bolso dianteiro da minha calça jeans o meu porta-cartões com :

  1. Cartões de Visita, é claro.
  2. Meu cartão de crédito/débito
  3. Meu cartão do Plano de Saúde
  4. Meu Bilhete Único usado para andar no transporte público por aqui.
  5. R$50.00 em dinheiro
  6. Folhas avulsas do meu talão de cheque.
e eu pensava que carregava pouca coisa no bolso, bem no estilo "travel light"!

Com a super-lotação do transporte público nas metrópolis, o espaço vital fica comprometido. Não me dei conta de que o rapaz com cara de embriagado que teimava em esbarrar em mim, estava é me empurrando para o seu comparsa que fazia o serviço. Pensando bem, embriagado ás 09hs da manhã de uma terça feira chuvosa, não precisa ser paranóico para suspeitar.

A fase da negação é muito triste. Apesar da certeza de que tinha colocado o porta-cartões no bolso direito anterior da calça ao sair de casa. Lá vamos nós. Ligar para casa. Pedir para procurar nos lugares mais prováveis e improváveis pelo objeto perdido. Claro, não encontrando preocupa a todos.

Ligar para o banco para pedir as providencias de bloqueio e cancelamento dos documentos bancarios.


O mané de escolha. Imaginando o processo de escolha da vitima, o mais vulnerável, o mais distraído, o alvo mais fácil, só posso me sentir muito "prá baixo"! Tinha tanta gente por lá, e eu fui o escolhido para o ataque. 

ineficiencias
Banco


Bilhete Único

A respeito do Bilhete Único, iniciei tentando registrar a ocorrência no site da SPTrans, para isso precisei fazer o meu cadastramento, na  hora de registrar a ocorrência o sistema simplesmente não aceitou o formuário, me redirecionando para o atendimento telefonico no número 156. Aqui, depois de um longo percurso de menu eletrônico, cheguei a um primeiro atendente que chegou a conclusão de que eu poderia ser atendido e me repassou para um segundo atendente. Este tentou registrar a ocorrencia, mas não conseguiu, aparentemente o sistema não acata o meu RG por ser "muito antigo"! Fui redirecionado para o atendimento físico na loja.

Na loja, com algum esforço consegui convencer a atendente de que ela poderia registrar a minha ocorrencia. Com alguma insistencia, novamente o problema parece ser o número do meu RG (muito antigo?), mas finalmente eu consegui um protocolo para ter o meu cartão bloqueado e geração de uma segunda via, mediante o pagamento de uma taxa de 7 tarifas que pode ser abatida do saldo do cartão, se ainda houver algum saldo. A segunda via deve ser retirada em trẽs dias. Na segunda feira, antes do feriado na terça-feira.

Segunda feira chuvosa, mas vamos lá. Marcado está para a retirada da segunda via. Fila de 50 minutos. Apresentado protocolo e minha documentação pessoal (RG muito antigo) fui informado de que o "sistema" entrou em manutenção na quinta feira passada e o processamento está atrasado. Devo ligar na quinta feira (11) para confirmar se o meu pedido já está disponivel. Quinta feira (11) as minhas tentativas de ligar não obtem resultado. Toca, toca e ninguem atende. Bom, vamos lá. Afinal, foram eles que marcaram o meu retorno para o dia 11. Chego na loja, incrivelmente sem fila. Claro, mas também não tinha atendente. Espero uns 15minutos até que um atendente aparece e me atende. Consigo restituir todo o saldo que descontados as 7 tarifas básicas. Fica a dúvida. O larápio não usou o bilhete? O bilhete é bloqueado? Como? De qualquer forma, assim o "meu" prejuizo foi menor!

Um risco não totalmente evidente de se ter um montante maior no Bilhete Único é o desta perda. Paranoicamente, procurarei baixar o meu saldo médio no Bilhete Único. Para isso, estou procurando alternativas para as filas nos guiches de atendimento e/ou totens de recarga. A internet poderia ser uma via, cadastro do CPF, seguido do pedido, emissão do boleto, pagamento do boleto em algum banco da rede, tudo confirmado com razoável facilidade por email, até que no passo final, o valor adquirido precisa ser efetivado nos guiches e/ou totens do sistema Bilhete Unico. Não consegui escapar das filas. Continuo em busca de um ponto bom entre as esperas nas filas e o risco de subir o saldo no Bilhete Único.



desconforto

prejuizos








Nenhum comentário: