segunda-feira, novembro 05, 2012

Pesquisa Eleitoral - Estatistica

Meu amigo MSM, em um dos nossos jantares me perguntou sobre a construção da amostra no caso das eleições municipais de 2012. Realmente, esta é uma questão muito intrigante.

Método Estatístico

O avanço do estudo da estatística nos últimos anos, nos garante a viabilidade e qualidade das avaliações  a que se propõem! Assim, existem métodos para construir amostras cada vez mais precisas para estes estudos.

Restrições como a falta de universalização da telefonia no  Brasil, podem ser superadas mesmo que para isso, possa ser necessário investimentos grandes como no caso de pesquisa face-a-face.

Construção da Amostra

O questionamento de MSM é realmente fundamental. Como estas pesquisas constroem as amostras? Amostras tão pequenas dão mesmo esta precisão? O custo da pesquisa vária fortemente com a amostra escolhida? 
Estes questionamentos parecem indicar que a descrição sumária de "Amostra aleatória estratificada por sexo e idade" parece não ser suficiente.

Divulgação

A divulgação dos resultados obtidos pela pesquisa, consideram as condições de entendimento dos fundamentos envolvidos. Assim, quando se fala em margem de erro da pesquisa, ele envolve tanto o conceito estatístico quanto o entendimento da população do que isso significaria.
 

Habilidades Estatísticas

É fundamental para o cidadão moderno, os conhecimentos básicos de estatística  Sem isso, as chances do cidadão se enganar com as avaliações estatísticas aumentam muito. A divulgação incompetente  para não dizer enviesada, somado ao fato da falta de conhecimento estatístico e ao "interesse em acreditar" garantem o  sucesso da trama de manipulação.

Questões Fundamentais

Algumas questões, especificamente no caso das pesquisas eleitorais, precisam ser melhor estudadas 

Pesquisa de intenção de voto influencia o eleitor?

Se não é claro, Mauro Paulino confirma no Roda Viva que influencia o eleitor.

Registros das Pesquisas Eleitorais

O registro das pesquisas eleitorais em sua forma atual é arcaica e inócua. Assim, se especificação da construção da amostra é descrita como "aleatória" não chega a dizer muita coisa, não é mesmo?

Alem disso, o registro "em papel", da consulta para garantir o registro me parece destoar com o "estado da arte" do pleito eletrônico no país.

Pesquisa: Divulgação e Conteúdo

A pesquisa tem muito mais conteúdo do que é apresentado nos meios de comunicação. Se temos a certeza de que a apresentação dos resultados para o grande público é, no mínimo incompetente, evitando dizer tendenciosa ou enviesada, devemos ter a certeza também que "o experimento" traz muito mais informação sobre a massa eleitoral e seu comportamento, que está disponível somente os mesmos poucos!


Pesquisa: Porque se erra tanto?

O que é erro? A pesquisa da véspera apontava a vitória de um e acabou dando o outro?? Será que este é o erro que deve ser questionado aos institutos de pesquisa? 

Quem está avaliando se a pesquisa (amostra, avaliação, e apresentação dos resultados) foram realmente imparciais? Como podemos garantir que os resultados não "foram ajustados à mão" para atender interesses específicos?


Pesquisa: Uma CPI?

Antes de uma CPI, há que se investir em divulgação sobre o significado dos diversos aspectos da pesquisa eleitoral. A grande maior parte dos itens questionados estão relacionados com o baixo entendimento do sistema de Pesquisas Eleitorais.

Questionar, porque a somatória de percentuais não fecha 100% precisa ser ultrapassado antes de qualquer outro passo.

Manipulação e Interesses

Juntando o fato de que as pesquisas influenciam o comportamento do eleitor e de que estatísticas são passiveis de manipulação, cabe questionar a que interesses eles servem?? Estas fortunas pagas são somente para informar a sociedade das tendencias de momento?


 Referências:


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