terça-feira, outubro 02, 2012

Eleições Municipais 2012...

Bom.... podem dizer que eu estou de prevenção, pois tenho objeções quanto ao processo, mas vejam esta e me digam se concordam ou não...

Tinha me recolhido para a minha prática de meditação, aquelas coisas, com incenso e tudo o mais. E o telefone toca. A ligação não se completa. Bom... Tenta-se mais uma vez. E o telefone toca de novo em meios aos mantras... Era o meu sogro:

O Colégio onde eu votava foi repentinamente demolido este ano. Onde devo votar agora?

Devo ter soado meio lesado, mas procurei explicar para ele que para descobrir isso precisava dos seus dados pessoais (titulo eleitoral, zona, seção, estas coisas...) que ele diz que vai procurar e me pergunta:

Onde devo votar???
Procuro explicar que somente conseguirei saber disso quando ele me passar os dados e eu procurar pelas fontes oficiais. Acho que continuava soando lesado.

Tento retornar à minha prática, mas o telefone volta a tocar, agora ele tinha os dados para a busca.


Bom... consigo finalmente, terminar as minha práticas e vamos atacar primeiramente os problemas urgentes, para em seguida atacar os problemas importantes... sim, antes que os problemas importantes se tornem urgentes. Os demais problemas (alem dos urgentes e dos importantes) não sei para quando vão ficar.

Santo Google. Local de Votação em São Paulo. Sim! Cheguei ao site do TSE. Estranhamente, poderia ter caído em uma série de "outros sites"! Provavelmente, "de interessados em ajudar o processo eleitoral"! As armadilhas são muitas, mesmo para quem não é paranoico.

Depois de ler atentamente as instruções da página, encontrei o painel correto para a busca. Pelo nome, é um  problema pois sendo o meu sogro um chines, sempre sobra aquela confusão de que parte do nome é o sobrenome e qual é o nome neste cadastro. Bom, existem as práticas comuns mas não tive sucesso com nenhum delas. Vá saber como está grafado o nome dele no sistema do tribunal eleitoral.

Bom... ainda temos a opção de pesquisar pelo Número de Inscrição. Opa, caí no mesmo problema dos nomes chineses. É que, provavelmente para evitar homônimos, eles pedem o nome da mãe dele. Claro que grafado no formato latinizado. As várias tentativas foram infrutíferas.

Bom. Sobre a data de nascimento, também requerida para evitar homônimos, também devemos considerar. Nascido na  China, na área rural usavam o Calendário Lunar do Lavrador.... Como será que a data de nascimento teria sido convertida na chegada ao Ocidente?!?!? Melhor não tentar este caminho neste momento.

Bom. Muito simples, vamos procurar pelo Google a Zona/Seção eleitoral. Claro, cheguei ao Cartório Eleitoral. O que é diferente do local de votação. Tenho as minhas dificuldades, mas acho que muitos chegam ao  cartório no dia da votação levados pelo engano de ter achado este endereço.

Desconfiei de que o cartório não seria o local de votação, e continuei a minha busca.

A alternativa de ligar para o TRE (148) ! Me surpreendi ao descobrir que o serviço 148 não é geral para todas as localidades. Boa parte das localidades tem o 148 para o serviço, mas outras localidades tem atendimento em outros números. Além de ser um risco para fraudes com mal-intencionados, gostaria de crer que o custo deste serviço não deveria ser do eleitor.

Ligo para 148. Tomou algumas tentativas com a ligação dando ocupado. Será que a lei de Call Centers, com base na Código de Defesa do Consumidor fica suspenso nestas ocasiões? O provedor do serviço sabe que as ligações não estão se completando por sobre carga. Eles precisam tomar as providencias para aumentar a capacidade, ainda que momentaneamente, do sistema para evitar a perda das ligações.

Finalmente, sou atendido. Por uma serviço eletrônico. Aqui também, suspenderam a lei dos Call Centers. A opção de falar com um atendente está no fim do menu de voz.

De qualquer, forma vamos á opção de atendimento pelo Número de Inscrição.  Digitar 12 dígitos corretamente na sequencia, não é totalmente trivial. Mas, chegamos lá. Novamente no menu, peço pelo local de votação. Simplesmente, aparece um espaço de silencio,  voltando ao menu de voz. Parece que retiraram o endereço antigo, afinal, o prédio foi demolido. E ainda não colocaram o novo endereço.

Enquanto estava "travado" diante da possibilidade da preciosa ligação cair, sem ter obtido as informações para o meu sogro, imaginava o que poderia fazer. O menu de voz

... digite 9 para falar com um  de nossos atendentes.
Fui atendido pelo Pedro (São) que me passou eficientemente as informações de local de votação do meu sogro.

Depois, eu é que sou o paranoico quando preconizo:

  • obrigado a votar, vote nulo! (00 para prefeito e 00000 para vereador)
  • não vote, se lhe for facultativo.

Nenhum comentário: