quarta-feira, maio 16, 2007

Retrabalho....

Há muito tempo, venho observando a questão do retrabalho.

Veja por exemplo o caso do resgate do FGTS que tenho empreendido. Primeiro quero deixar claro que trata-se do resgate do remanecente do resgate por ocasião do meu desligamento do antigo emprego. Aparentemente, foi feito algum deposito depois do meu resgate e tenho um saldo que posso resgatar. Ou seja, este meu empreendimento já é em si um retrabalho.

Com a minha pasta de documentos, me dirigi ao agente financeiro (CEF) para fazer o resgate. Na porta, um primeiro antendente me pede para marcar hora para iniciar o processo. Isso me parece justo, afinal não dá para ficar atendendo a qualquer um que vai chegando, não é mesmo? Qual é o próximo horário disponível? Daqui a meia hora! Bom, tenho que pagar umas contas (algo que por atraso da entrega do boleto, não pode ser pago em qualquer agencia ou meio eletronico. precisa ser pago diretamente no caixa). Me certificando de que poderia esperar na agencia (pelo ar condicionado, afinal está muito calor aqui fora), solicito que eu seja agendado para o proximo horário disponível, e entro na agencia. Não sem antes ser barrado pela porta giratória com detector de metal tres vezes. Na primeira, eu fui detectado somente para deixar os meus objetos na caixa de entrada, na segunda percebi que tinha me esquecido do celular no bolso. Na terceira, porque o meu amuleto foi detectado como de "alta-periculosidade"!

Os boletos foram pagos sem maiores problemas. Exceto pelo fato do caixa do banco não ter troco para um pagamento em espécie! De volta para a espera do atendimento para a liberação do FGTS. Uma boa leitura facilita a passar o tempo. Ficar observando a operação da porta giratória é um tanto estressante. Igualmente, observar o atendimento nos caixas ou na gerência, não é muito instrutivo.

Enfim, chegou e passou a hora do meu atendimento. Eventualmente, sou chamado para o atendimento. Tecer considerações sobre o atraso no horário agendado, nem pensar. Aos cumprimentos, segue-se as minhas considerações sobre a elevação da temperatura nestas manhas do verão. E eventualmente, novamente, começamos a conferir a documentação para o resgate.

Bom. Como de praxe. Faltou a ficha Rosa : Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. Sem isso nada pode ser feito. Isso deveria estar em minha pasta de documentos mas não foi encontrado. As alternativas são: Procurar entre os meus documentos ou Solicitar uma segunda via do documento junto a empresa.

Uma busca em quase 5 anos de documento se mostraram infrutiferas. A opção pela segunda via se tornou a principal. Fica pronto em uma semana. Em uma semana, pode ligar para verificar se já chegou. Passada a semana, ligo e confirmo que o documento já está disponível! É só passar para retirar. Solicito a um portador!

De posse do documento, volto à agencia da CEF já na expectativa de agendar um horário para "iniciar" novamente o processo. Só que desta feita, a agenda está bem cheia e o próximo horário é tal que me permite retornar para casa, continuar com um pouco do meu trabalho. Almoçar um pouco antes da minha hora e correr de volta para agencia à tempo do horário marcado.

Bom.... sou atendido... todos os dados coletados, documentos carimbados, e é claro.... pode passar na semana que vem para retirar o dinheiro.

Este é apenas um exemplo. Veja por você mesmo? Procure classificar as atividades entre FAZER e REFAZER. Observe quantas são sobrecargas (overhead) simplesmente refazendo o trabalho!

Faça direitinho, para não precisar refazer! (Bom, esta é uma outra história que contarei algum dia)!

Refazendo:
  • 2007-05-17 - refazendo os discos do slackware 11. a gravação não funcionou. Tenho que ser mais cuidadoso na hora de gravar estes arquivos ISO.

Nenhum comentário: