terça-feira, outubro 21, 2014

Bilhete Único: R$3.00 ou R$7.65


Pode ser mesquinho, mas vamos a mais um caso que me aconteceu.

Tomo o ônibus para uma viagem de cerca de uma hora nesta segunda-feira. Procuro deixar para validar o meu Bilhete Único Comum no final do trajeto, procurando expandir o prazo de 3 horas para os trajetos seguinte. Tomo o cuidado de anotar a número do carro para evitar de tomar o mesmo!

Cumpro os meus compromissos em cerca de duas horas e retorno ao terminal de onibus, no caso integrado à estação de trens e à linha 4 Amarela da Via Quatro.

Com cerca de uma hora restante de validade no meu bilhete único, decido por tomar o metro, por cerca de 30 minutos, seguido de onibus. O que ficaria dentro da minha franquia de 3 horas.

Para a minha surpresa, ao passar pelo bloqueio do Metro, sou cobrado em R$3,00! Porque? Ainda estou dentro da franquia de 3 horas.  A validação foi em um ônibus e agora estou validando no metro. O Horário Brasileiro de Verão entrou em vigor neste final de semana. Será que alguém esqueceu de adiantar o relógio? Eu, adiantei normalmente.

Bom. Vamos solicitar a verificação pelos canais competentes.

Para fazer reclamações ou enviar sugestões à SPTrans, o usuário pode contatar a Central 156 e registrar a reclamação/sugestão, ou, no site da SPTrans www.sptrans.com.br, clicar na opção "Central de Atendimento", em seguida rolar a página até o final, e do lado direito da tela clicar na opção "Reclamações/Sugestões".
 Registrei a reclamação no site conforme as orientações.

 Aguardando a análise!

No dia 06/11/14, a SPTrans concluiu a análise da ocorrencia, me enviou uma mensagem SMS informando a conclusão, e no site conseguiu ver a conclusão:

Em resposta a sua reclamação, não foi observada nenhuma cobrança indevida no período da integração de 3 horas. Caso haja dúvida, sugerimos o comparecimento no setor de atendimento da SPTrans, à Rua XV de Novembro,268 Centro, munido de documentos e o bilhete único para levantamento detalhado das utilizações do seu cartão, a fim de proporcionar um melhor entendimento.
Sinceramente, não é uma resposta satisfatória. Que tal se eles me apontassem as três ocorrencias de cobrança daquele dia? Se indicassem em cada ocorrência a regra utilizada para cobrar o que foi cobrado?

A resposta realmente não é esclarecedora. Não é informartiva! Não é educativa!

Nenhum comentário: