terça-feira, junho 10, 2008

Embalar

embalar1 (em.ba.lar)

v.
1 Ninar, acalentar (uma criança) [td.]
2 Mover ritmadamente; BALANÇAR [td.: Embalou a rede para que ele dormisse : "... e agora repousa embalando -se na macia e cômoda rede." (José de Alencar, Novas seletas)]
3 Acelerar [td.: embalar a moto] [int.: Na ladeira, o caminhão embalou Antôn.: desacelerar, desembalar.]
4 Fig. Provocar sensação agradável, de tranqüilidade ou de relaxamento [td.: A música embala nossa alma.]
5 Fig. Trazer alento ou estímulo a; ALIMENTAR; NUTRIR. [td.: Tanto carinho embalava os dias da avó] [tda.: Embala em seus sonhos a esperança de dias melhores.]
6 Fig. Entreter, iludir [td.: As promessas do diretor embalavam os candidatos] [tdr. + com, em: Embalava -me nas palavras do diretor.]

[F.: De or. contrv.]


embalar2 (em.ba.lar)

v.td.
1 Acondicionar (mercadoria) em caixa, pacote etc; EMPACOTAR. [ Antôn.: desembalar.]

[F.: Do fr. emballer.]


embalar3 (em.ba.lar)

v.td.
1 Bras. Meter bala em, carregar (arma) com bala [ Antôn.: desembalar.]

[F.: em-1 + bala + -ar2.]

(Aulete Digital)

Nenhum comentário: