sexta-feira, julho 20, 2007

Técnicos e Interesses

Sob o choque do JJ3054 escrevo estas notas.

Reflexões sobre Técnicos e Interesses.

Especificações técnicas não devem ser suplantadas por interesses outros (economicos, administrativos, politicos, etc.).

Sim. A corrupção tem forte influência sobre os técnicos. Primeiro, a frouxidão moral torna o mais determinado dos técnicos cético quanto aos seus princípios. Depois, o corrupção corrompe!

Porque os técnicos ultrapassam os seus limites?
Tenho visto os técnicos ultrapassarem os limites que a técnica impõe. Porque? A razão mais citada, é a de que ele obedece ordens! Bom, ordem errada não se cumpre.

Uma outra razão é a vaidade. Porque eu sou bom mesmo!! Eu faço e aconteço. Este tem que pagar pelos seus atos. Os limites técnicos são implacáveis.

Ordem Errada não se Cumpre.
Mesmo em organizações com forte orientação hierarquica, a preceitos morais ditam que ordens erradas não devem ser cumpridas. Vide Julgamento de Nuremberg!
O Yi Jing, o Tratado das Mutações, trata da questão da Desintegração, quanto a obscuridade está prestes a dominar totalmente a situação e recomenda que os homens providenciem a sua salvação individual (algo como "cada um por si, salve-se quem puder")! O homem deve ser alertado para não flexibilizar alem das possibilidades os seus princípios. Disso depende a sua salvação!

Cachorro de Dois Donos passa fome.
Muitos mandando tornam o processo totalmente não administrado. É muito sábio o pensamento que refletia sobre a necessidade de um comando único.

"Condições Normais de Temperatura e Pressão : CNTP"
Lembra-se disso? Foi nos tempos do segundo grau quando fazíamos as primeiras aulas de química e procurávamos lembrar que os calculos apresentados se referiam a condições de normalidade dos demais parametros.
Pois bem. Os mais manuais nos apresentam as condições de operações dentros das condições normais de temperatura e pressão. Quando um ou mais parametros estão deslocados de sua condição de normalidade, há que se rever os calculos! Não vale assumir que cada um dos parametros, individualmente está atendido então a situação como um todo está atendida.

O Técnico é responsável por dizer "não"!
Quando os parametros ultrapassarem a normalidade, quem deve alertar a administração dizendo "não!" é o técnico. O administrador, enquanto técnico, também tem esta responsabilidade.

Nenhum comentário: