Método Estatístico
O avanço do estudo da estatística nos últimos anos, nos garante a viabilidade e qualidade das avaliações a que se propõem! Assim, existem métodos para construir amostras cada vez mais precisas para estes estudos.
Restrições como a falta de universalização da telefonia no Brasil, podem ser superadas mesmo que para isso, possa ser necessário investimentos grandes como no caso de pesquisa face-a-face.
Construção da Amostra
O questionamento de MSM é realmente fundamental. Como estas pesquisas constroem as amostras? Amostras tão pequenas dão mesmo esta precisão? O custo da pesquisa vária fortemente com a amostra escolhida?
Estes questionamentos parecem indicar que a descrição sumária de "Amostra aleatória estratificada por sexo e idade" parece não ser suficiente.
Divulgação
A divulgação dos resultados obtidos pela pesquisa, consideram as condições de entendimento dos fundamentos envolvidos. Assim, quando se fala em margem de erro da pesquisa, ele envolve tanto o conceito estatístico quanto o entendimento da população do que isso significaria.
Habilidades Estatísticas
É fundamental para o cidadão moderno, os conhecimentos básicos de estatística Sem isso, as chances do cidadão se enganar com as avaliações estatísticas aumentam muito. A divulgação incompetente para não dizer enviesada, somado ao fato da falta de conhecimento estatístico e ao "interesse em acreditar" garantem o sucesso da trama de manipulação.
Questões Fundamentais
Algumas questões, especificamente no caso das pesquisas eleitorais, precisam ser melhor estudadas
Pesquisa de intenção de voto influencia o eleitor?
Se não é claro, Mauro Paulino confirma no Roda Viva que influencia o eleitor.
Registros das Pesquisas Eleitorais
O registro das pesquisas eleitorais em sua forma atual é arcaica e inócua. Assim, se especificação da construção da amostra é descrita como "aleatória" não chega a dizer muita coisa, não é mesmo?
Alem disso, o registro "em papel", da consulta para garantir o registro me parece destoar com o "estado da arte" do pleito eletrônico no país.
Pesquisa: Divulgação e Conteúdo
A pesquisa tem muito mais conteúdo do que é apresentado nos meios de comunicação. Se temos a certeza de que a apresentação dos resultados para o grande público é, no mínimo incompetente, evitando dizer tendenciosa ou enviesada, devemos ter a certeza também que "o experimento" traz muito mais informação sobre a massa eleitoral e seu comportamento, que está disponível somente os mesmos poucos!
Pesquisa: Porque se erra tanto?
O que é erro? A pesquisa da véspera apontava a vitória de um e acabou dando o outro?? Será que este é o erro que deve ser questionado aos institutos de pesquisa?
Quem está avaliando se a pesquisa (amostra, avaliação, e apresentação dos resultados) foram realmente imparciais? Como podemos garantir que os resultados não "foram ajustados à mão" para atender interesses específicos?
Pesquisa: Uma CPI?
Antes de uma CPI, há que se investir em divulgação sobre o significado dos diversos aspectos da pesquisa eleitoral. A grande maior parte dos itens questionados estão relacionados com o baixo entendimento do sistema de Pesquisas Eleitorais.
Questionar, porque a somatória de percentuais não fecha 100% precisa ser ultrapassado antes de qualquer outro passo.
Manipulação e Interesses
Juntando o fato de que as pesquisas influenciam o comportamento do eleitor e de que estatísticas são passiveis de manipulação, cabe questionar a que interesses eles servem?? Estas fortunas pagas são somente para informar a sociedade das tendencias de momento?
Referências:
- Huff, Darrell, "How To Lie With Statistics", Penguin Books, 1954.
- Paulino, Mauro , Diretor do Datafolha, Roda Viva (2012-10-29) , da TV Cultura, falar sobre a metodologia aplicada nas pesquisas de opinião.
- TJE, Pesquisas Eleitorais.
- Justiça Suspende divulgação de Pesquisa Eleitoral em São João Del Rei, MG -
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