Porque será que eu me sinto inseguro quanto ao Censo do IBGE?
Entendo a importância do trabalho. O significado dos dados. Mas tenho que admitir os meus receios quanto ao uso responsável dos dados coletados.
A falta de "cabeças em postes" torna evidente a impunidade nos casos de crimes de "colarinho branco". O que torna, o monopólio do uso da força pelo estado bastante questionável.
A possibilidade de resposta ao questionário pela internet existe? Pedi para a recenseadora mas ela se negou a me entregar o envelope com os direitos de acesso, afirmando que o recurso só era utilizado em último caso. Consegui vencer a resistência, acredito que da recenseadora que prefere faturar pela entrevista, e obtive o envelope com as autorizações para responder a pesquisa por meio da internet. Realmente, é muito fácil.
A recenseadora me pediu que ligasse para o número particular dela, pois ela poderia fazer a entrevista pelo telefone.... (?!) não.... acho que isso não é seguro, nem para o mim, nem para o censo. Entendo que ela deve me procurar pessoalmente.
Não... eles não divulgam na midia que a resposta para o Censo é obrigatória, eles invocam uma lei de 1968, e ameaçam você de multa, mas veladamente.... Espero que algum dia eles apareçam no Jornal Nacional da Globo para te ameaçar para que você responda ao Censo.
Se sou obrigado a responder, será que eles são obrigados a me "procurar"?? Quantas vezes devo ser procurado antes de ser declarado que não quero responder? Vou ser notificado / intimado a responder?
Em Tempo:
Hoje, 11/03/2011, sexta feira, recebi correspondência, não nominal, informando que
De acordo com o último Censo Realizado, residiam nesta casa pessoas...Será que venderam as informações do Censo? Será que vazou?
Referências:
- http://www.censo2010.ibge.gov.br/responda.php - da página do censo 2010.
- http://www.diariodasleis.com.br/busca/exibelink.php?numlink=1-98-24-1968-11-14-5534 - da lei que rege o censo. Sim, um resquício da ditadura militar pode punir você no caso de recusa em responder ao censo ou ainda a prestação de informação inverídica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário